Na Biblioteca : Como as democracias morrem, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Ontem à noite( na verdade já tem coisa de duas semanas quando este post foi feito 😬) finalmente terminei a leitura do livro. Uma obra que caracteriza e exemplifica como uma sociedade mata a sua democracia.

👉🏼Ele explica como vários estados perderam sua democracia, seja de forma ilegal ou se utilizando recursos descritos nas leis, como os atos e poderes diante de crises, algumas delas fabricadas, inclusive.

👉🏼Ele mostra que os partidos políticos são os verdadeiros guardiões da democracia, pois tem o poder de indicação e investimentos necessários para eleger um candidato. O que é mais surpreendente para mim é o fato de muito deles saberem do perigo iminente e o menospreza pensando apenas no poder que o partido político obterá depois de ganhar as eleições.

👉🏼 Ele apresenta um teste para identificar um autocrata.

👉🏼Ele foca no governo Trump mostrando a ameaça, mas reconhece que nada ainda não aconteceu. Pede para que fiquemos atentos e vigilantes.

👉🏼E por fim, a parte mais bacana: o aconselhamento aos partidos políticos em geral, deixando claro que independente da ideologia de cada um, é hora da união em prol de um bem maior.

👉🏼O lado chato do livro é quando ele se aprofunda na política americana. Praticamente o livro todo é na base de exemplos como maneira de provar suas teorias e preocupações, o que torna a leitura interessante e prazeirosa para uma leiga no assunto como eu. Porém, por não ser norte americana e por ter interesse zero na política de lá, confesso que rolou uma certa impaciência em algumas partes. Sei nem quem era o prefeito/ governador de uma cidadezinha remota do meu próprio país, vou lá querer saber da importância do fulaninho de tal eleito dez anos atrás numa cidadezinha dos EUA? Eu compreendo que este foi um livro feito para americanos e por isso alerto a quem for se aventurar na leitura, que em algum momento os olhos rolaram de tédio, mas é só entre o capítulo seis e sete, ok? O resto é super de boa e mais do que recomendado!

Merece, portanto, quatro floquinhos de neve( de cinco):

❄️❄️❄️❄️

Anúncios

5 pensamentos sobre “Na Biblioteca : Como as democracias morrem, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

  1. Pingback: Na Biblioteca : Como as democracias morrem, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – Ice Paradise

  2. Eu quero muito ler esse livro, adorei a resenha. Acho que o fato de se basear em políticos norte-americanos ajuda um pouco a ficar mais “apartidário” já que hoje no nosso país, qualquer um que discorde de comentários quaisquer, culpa o partido oposto ao invés de refletir sobre a questão colocada. Muito obrigada por esse post! 🙂

    Liked by 1 person

    1. Candy Girl

      Obrigada você, por seu comentário!! Sim, o livro é muito bom e o que ele promove é muito importante. Essa coisa dos partidos se unirem deixando temporariamente as diferenças de lado, para evitar uma catástrofe que atinge a todos. Corre pra ler e depois me fala o que você achou 😉😊

      Liked by 1 person

  3. A nossa democracia é parcial. Não temos direito de escolha de quem realmente manda no mundo como é o caso fo Banco Mundial.
    Estamos vivendo um péssimo momento da democracia. Algo de muito estranho aconteceu na eleição americana, e contagiou parte da América do Sul.
    Acho q eu não conseguiria lê-lo. Rsrs Sou muito mais pelos valores europeus.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s